sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

CREDEQ lança campanha contra o crack

Na última quarta-feira, dia 16, a entidade CREDEQ, em parceria com a prefeitura de Sabará, lançou, no município, a campanha “Socorro contra o crack”.

A campanha abrangerá todo o estado de Minas Gerais, e pretende chamar a atenção de toda a sociedade para o efeito avassalador do crack. “É uma droga que tem destruído famílias e que não tem fronteiras. Todas as cidades, por menor que sejam, estão sendo afetadas pelo crack. E, onde ocorre seu consumo, o índice de violência aumenta a cada dia. Roubo, assassinatos hediondos. A sociedade, em si, precisa se posicionar no sentido de prevenção, no combate. É importante levar este tema para as escolas, postos de saúde, comunidades em geral, e fazer a informação circular”, declara Adélia Porto Dias, vice-presidente do CREDEQ, Assistente Social e Técnica em dependência química.

O CREDEQ é uma OSCIP, e uma comunidade terapêutica cristã sem fins lucrativos, fundada em Minas Gerais, que tem como intuito a recuperação de dependentes químicos. Possui sua sede de atendimento em Ravena, que é uma unidade de tratamento de dependentes químicos do sexo masculino, além de unidades em outras cidades. A entidade conta com a atuação de técnicos, psicólogos, assistentes sociais, agentes educacionais e monitores. São cidadãos comuns, profissionais de diversas áreas, que optaram por estender a mão para jovens e adultos que se perderam no caminho das drogas.

Adélia conta que o tratamento oferecido pelo CREDEQ é diferente para cada tipo de pessoa: “Há pessoas que não precisam de internação, então são atendidas em ambulatórios. São os chamados “usuários iniciantes”. Eles ainda estão no primeiro estágio com droga, então fortalecemos os vínculos familiares e sociais. Quando a pessoa já está mesmo envolvida com as drogas precisa ir para internação”. Segundo a vice-presidente, quem avalia os pacientes são os psicólogos, que realizam uma triagem. O programa terapêutico de recuperação consiste em seis meses de internação, em um sítio onde os dependentes químicos têm contato com cultura e esporte, liberdade de se comunicar com familiares e amigos.

Na praça Santa Rita, além da entrega de panfletos informativos e apresentação de uma peça criada pelos próprios pacientes da unidade de tratamento, foi montado um ambulatório de rua, com psicólogos à disposição da população. De acordo com Adélia, a procura por auxílio no lançamento da campanha surpreendeu: “Quando a gente panfleta, temos uma metodologia de sempre perguntar: ‘’Você conhece alguém que tem problema com crack, alguém que tem problema com drogas?”, e assim, de cada 10 pessoas questionadas, nove respondem que conhecem ou tem alguém na família. Isso é realmente alarmante, mas essa não é a realidade de Sabará, apenas. Hoje é realidade em nosso país e fora dele.”

E você, conhece alguém que tem problema com crack ou demais drogas? O CREDEQ está pronto para ajudá-lo. Entre em contato: 3461-4400. www.credeq.com.br

Um comentário: